A Influencia da Sociedade nos Ciclos Biogeoquímicos
Nesta postagem irei citar a influencia da humanidade nos principais ciclos biogeoquímicos, sendo eles: O ciclo da água,Oxigênio, Nitrogênio e Carbono.
O ciclo da água
A água é um dos elementos essenciais para a vida no planeta. Ela está presente na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Em seu ciclo ela passa da fase líquida, presente em rios e mares, por exemplo, para o estado de vapor por meio da evaporação.
Quando a água cai sobre o ambiente terrestre, ela infiltra no solo, indo parar nos lençóis freáticos. Os seres vivos ingerem ou absorvem a água do ambiente e utilizam-na em diversas reações que ocorrem em seus organismos. A água pode ser devolvida ao ambiente por meio dos seres vivos em processos de respiração, transpiração e excreção.
Nos locais desmatados a água bate no solo e escoa para os rios, uma pequena parte dela penetra no solo. O resultado é que a água da chuva, além de não abastecer nascentes e nem o subterrâneo, ainda escoa para os rios levando terra e resíduos sólidos, que causam o assoreamento de rios.
Além do desmatamento, o crescimento urbano desordenado também é um fator que influencia no ciclo da água. Nas cidades o solo é impermeável e a prática é eliminar a vegetação, ou seja, não há árvores para favorecerem a formação de chuvas e o solo não consegue absorver água das precipitações, com isso, acontecem os alagamentos, a água da chuva se mistura ao esgoto e lixo, e acaba poluída. É dessa maneira que vai parar no leito dos rios, e acaba contaminando sua água também.
Outra ação humana que influencia no ciclo da água é a emissão de gases poluentes. Os gases afetam a atmosfera e aquecem o planeta, esse aquecimento compromete todo o equilíbrio natural, que resulta em estações confusas, além de chuvas ácidas, que contaminam as águas superficiais, o solo, afetam a crescimento das plantas e causam danos patrimoniais.
O ciclo do Carbono
O carbono é, sem dúvidas, um dos principais elementos químicos responsáveis pela vida, uma vez que é indispensável para a existência dela. É um elemento que está presente em todos os seres vivos, além de ser um dos responsáveis pela fotossíntese. Assim, pode-se verificar que, sem o carbono, os alimentos produtores, primeiros na cadeia alimentar, não existiriam.
O carbono também auxilia na manutenção da temperatura terrestre a partir do efeito estufa. Desde que se iniciou a revolução industrial, o uso de petróleo, do carvão, do gás natural e das queimadas para produzir energia e, assim, sustentar o capitalismo, tornou-se mandatório. Por isso, a humanidade passou a retirar os combustíveis fósseis da litosfera, trazendo à atmosfera um aumento dos níveis de carbono.
O desmatamento causado pelo homem também é um fator bastante relevante no que diz respeito à redução da vegetação e, consequentemente, ao aumento dos níveis de carbono da atmosfera.
Aquecimento global
Os altos níveis de gás carbônico na atmosfera têm aumentado exponencialmente nos últimos anos. Um dos mais claros danos desse aumento é a elevação da temperatura da Terra, que ocorre porque essa quantidade exacerbada de carbono modifica as camadas gasosas atmosféricas e, assim, aumenta o efeito estufa, causando o chamado aquecimento global.
O ciclo do oxigênio
O ciclo do oxigênio é essencial para os seres vivos, uma vez que esse elemento é utilizado de diversas formas por esses organismos. Como dito, o oxigênio é utilizado na respiração e, sem ele, várias espécies morreriam. O oxigênio ainda participa da formação da camada de ozônio e, portanto, é fundamental na proteção da Terra contra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
→ Fatores que interferem no ciclo do oxigênio
Os seres humanos afetam consideravelmente o ciclo do oxigênio, uma vez que é responsável pela liberação de uma grande quantidade de gás carbônico, afetando assim o balanço de oxigênio na Terra. Essa liberação é realizada, principalmente, em decorrência da queima dos combustíveis fósseis e desmatamento.
Além da poluição do ar ocasionada por queima de combustíveis fósseis e desmatamento, o homem interfere na quantidade de oxigênio quando libera gases conhecidos como clorofluorcarbonetos (CFCs), presentes, no passado, em sprays e aparelhos de refrigeração em grande escala. Os CFCs interferem na camada de ozônio por provocar a destruição do ozônio (O3) e a formação de oxigênio. O ozônio garante a proteção do planeta contra os raios ultravioleta vindos do Sol. Por causa da importância do O3 para a vida na Terra, o uso de CFCs atualmente é proibido em muitos locais do planeta.
O ciclo do nitrogênio
- Nitrogênio é comumente um nutriente limitante na natureza, e na agricultura. Um nutriente limitante é o nutriente que tem a menor disponibilidade e limita o crescimento.
- Quando fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo são carregados em escoamentos para lagos e rios, eles podem resultar num crescimento aumentado de algas—isso é chamado de eutrofizaçãoEm geral, a atividade humana libera nitrogênio no ambiente por dois meios principais: queima de combustíveis fósseis e utilização, na agricultura, de fertilizantes que contêm nitrogênio. Ambos os processos aumentam os níveis dos compostos que contêm nitrogênio na atmosfera. Altos níveis de nitrogênio atmosférico — além destart text, N, end text, start subscript, 2, end subscript — estão associados a efeitos nocivos, como a produção de chuva ácida — como ácido nítrico, start text, H, N, O, end text, start subscript, 3, end subscript—e contribuições para o efeito estufa — como o óxido nitroso, start text, N, end text, start subscript, 2, end subscript, start text, O, end text.Além disso, quando os fertilizantes artificiais que contêm nitrogênio e fósforo são utilizados na agricultura, o excesso de fertilizante acaba indo para lagos, riachos e rios por escoamento superficial. Um efeito importante do escoamento de fertilizantes é a eutrofização das águas salgadas e doces. Nesse processo, o escoamento de nutrientes provoca crescimento excessivo de algas ou outros microrganismos. Sem o escoamento de nutrientes, seu crescimento seria limitado pela disponibilidade de nitrogênio ou fósforo
Comentários
Postar um comentário