Genética e Sistema reprodutor feminino e masculino

 Genética

 É uma parte da biologia que visa estudar a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade. Considerado como o Pai da genética, Gregor Mendel foi o primeiro a pesquisar e entender como funciona a genética nos seres vivos. 

A genética funciona da seguinte maneira, as moléculas de DNA parte estrutural do cromossomos onde esta os genes, e são os genes que trazem as informações necessárias para a síntese de proteínas, e a partir da observação das variantes dos genes é possível investigar as propriedades biológicas dos organismos de forma geral. E a genética é quem define as características físicas de um ser humano baseado na junção das características dos pai e da mãe da criança que vai nascer, e os pais herdaram a genética dos avós da criança. Existem três tipos de genética, esses são: 

  • Ectomorfo- E a tendência a linearidade, e menos tendência ao acúmulo de gordura e massa muscular com metabolismo acelerado e não ganham peso com tanta facilidade. 
  • Endomorfo- É um tipo corporal que possui ombros largos, ossos e pernas grossos, pessoas com esse tipo de genética quando seguem uma dieta pode ficar extremamente musculoso podendo em casos extremos prejudicar a saúde com o passar do tempo. 
  • Mesomorfo- São aqueles que possuem o corpo magro e atlético com pouca massa abdominal, sem ter que fazer nenhum esforço físico para isso, que tem o quadril e cintura mais estreitos do que os outros
O Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor é uma das partes mais importantes do nosso corpo, pois é responsável pela perpetuação da espécie humana. Nos seres humanos, existem dois tipos de sistema reprodutor: o masculino e o feminino.

      • Sistema reprodutor masculino

          O sistema reprodutor masculino é composto por testículos, epidídimos, vasos deferentes, próstata, ovos seminais e uretra. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides, as células sexuais masculinas. O processo de produção do espermatozoide começa na puberdade e continua durante toda a vida.
          Os espermatozoides são armazenados no epidídimo, um pequeno canal situado na parte de trás dos testículos. Quando o homem ejacula, os espermatozoides são liberados pelos vasos deferentes e misturam-se com o líquido seminal, produzido pela próstata e pelas vesículas seminais. A uretra, que é responsável pela passagem da urina, também serve como canal para a ejaculação do sêmen.
            • Sistema reprodutor feminino

            O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, trompas de Falópio, útero e vagina. Os ovários são responsáveis pela produção dos óvulos, as células sexuais femininas. O processo de produção de óvulos começa antes do nascimento da menina e continua até a menopausa.
            Os óvulos são liberados pelos ovários e capturados pelas trompas de Falópio, que são dois tubos musculares que conectam os ovários ao útero. Se o óvulo for fertilizado por um espermatozoide, ele se aloja na parede do útero e começa a se desenvolver. Se não for fertilizado, ele é eliminado pelo corpo durante a menstruação.
            O sistema reprodutor feminino também é responsável pela produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, que regulam o ciclo reprodutivo e têm efeitos em todo o corpo.



            • Conclusão

            O sistema reprodutor masculino e feminino são essenciais para a reprodução humana. Ambos funcionam de maneira diferente, mas são complementares e precisam trabalhar juntos para a perpetuação da espécie. É importante cuidar dessas partes do corpo com uma alimentação saudável, atividade física regular e visitas regulares ao médico para prevenção e tratamento de quaisquer problemas.

            Comentários

            Postagens mais visitadas deste blog

            Casos Especiais de Reprodução: Poliembrionia e Partenogênese

            Organismos Geneticamente Modificados

            Organelas Citoplasmáticas e suas funções