Biorremediação

 

biorremediação

Biorremediação é entendida como um processo que envolve degradação de produtos tóxicos, transformando-os em produtos não tóxicos. A remoção ou redução destes contaminantes tóxicos no ambiente pode ser entendida também como. A ocorrência deste tipo de contaminação é frequente no ambiente aquático. Assim, estudos que caracterizam fungos com capacidade de degradação e/ou remoção destes poluentes se fazem necessários. Isolar e caracterizar espécies fúngicas em ambientes aquáticos contaminados por metais pesados e realizar a inserção de genes exógenos ao DNA de fungo, poderá conferir a estes organismos maior capacidade de absorção de metais pesados em sua superfície celular.uma forma de biorremediação

Vantagens

A maior vantagem da biorremediação é que se trata de um processo seguro. Sendo assim, ele não afeta ao meio ambiente ou às populações que vivem nas proximidades.

Além disso, é um processo de baixo custo, em comparação as outras técnicas de tratamento de áreas degradadas.

Desvantagens

Muitas das técnicas utilizadas são consideradas lentas. Além disso, o uso de microrganismos que não habitam o local pode trazer um desequilíbrio ecológico.

Técnicas de Biorremediação

Cada tipo de biorremediação possui diversas técnicas, das quais se destacam:

In-Situ

  • Atenuação Natural: é também chamada de "biorremediação passiva ou intrínseca". Nesse caso, a descontaminação é lenta sendo necessário o monitoramento do local por um longo período.
  • Bioaumentação: uso de microrganismos com alto potencial de degradação dos agentes contaminantes. Essa técnica é utilizada quando o local apresenta grande deterioração.
  • Bioestimulação: estimula-se a atividade dos microrganismos ao se adicionar nutrientes orgânicos e inorgânicos no local degradado.
  • Fitorremediação: estimula-se a atividade dos microrganismos ao se adicionar plantas no local degradado. Essa técnica é geralmente utilizada quando o local está poluído por metais pesados.
  • Landfarming: aplicação periódica de resíduo oleoso com alta concentração de carbono orgânico no local degradado.

Ex-Situ

  • Compostagem: utilizada para tratamento do solo contaminado. Geralmente, o solo é removido do local e colocado em forma de pilhas. Os microrganismos vão transformar a poluição em matéria orgânica, gás carbônico (CO2) e água (H2O).
  • Biorreatores: uso de grandes tanques fechados, onde se coloca o solo contaminado e mistura-se com água. Cerca de 10% a 40% dos resíduos sólidos são suspensos, sendo aerados através do sistema de rotação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casos Especiais de Reprodução: Poliembrionia e Partenogênese

Organismos Geneticamente Modificados

Organelas Citoplasmáticas e suas funções