Células tronco
Células tronco
São tipos de células capazes de se diferenciar em células com funções altamente especializadas que constituem diferentes tipos de tecidos corporais. Em particular, podemos dizer que as células estaminais são células que têm potencial para restaurar tecidos danificados e, desta forma, contribuir para o tratamento de doenças como o cancro, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer e e doenças degenerativas e cardíacas.As células-tronco podem ser obtidas do sangue do cordão umbilical ou da placenta após o nascimento do bebê. Essas células-tronco podem produzir diferentes tipos de células sanguíneas. Crianças e adultos: A medula óssea e o sangue de crianças e adultos contêm células-tronco. É comum classificar as células-tronco em diferentes tipos: células-tronco totipotentes, células-tronco embrionárias, células-tronco adultas e células pluripotentes induzidas.
➔ Células-tronco totipotentes: Eles são capazes de formar células a partir de qualquer tecido do corpo, incluindo tecidos embrionários e extra-embrionários. Costuma-se dizer que este tipo de célula é capaz de criar um organismo saudável.
➔ Celulas-tronco embrionarias: Estas são chamadas de células pluripotentes porque têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Eles são encontrados no embrião quando ele está na fase chamada blastocisto (4 a 5 dias após a fertilização).
➔ Células-tronco adultas: São células obtidas principalmente da medula óssea e do sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui um determinado número de células-tronco que são responsáveis pela renovação de nossas células ao longo da vida.
➔ Células pluripotentes induzidas: As células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) são células somáticas reprogramadas para o estado embrionário através da expressão de fatores de transcrição ectópicos específicos, tornando-as um alvo promissor para a medicina regenerativa.
Comentários
Postar um comentário