O Papel da biotecnologia na produção de energia renovável
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 visa assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
O ODS 7 estabelece metas para realizar a transição da matriz energética de fontes não renováveis poluentes para fontes de energia limpa e renovável. Assim como modernizar a infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia, para que todas as pessoas possam usufruir de uma energia sustentável.
1 – Bactérias produzindo eletricidade
Um grupo de bactérias chamadas de exoeletrogênicas são capazes de liberar elétrons quando consomem matéria orgânica. Quando aplicadas na fermentação de efluentes domésticos e industriais produzem energia elétrica e tratam esses resíduos poluentes. Para isso, são utilizadas células de combustível microbiano, nas quais ocorre a fermentação da matéria orgânica e transferência dos elétrons para um circuito externo através de um eletrodo.
2 – Biocombustíveis
Os biocombustíveis são produzidos a partir de produtos de origem vegetal, resíduos florestais/agroindustriais ou a partir de algas. Dependendo do tipo de matéria-prima utilizada podem ser gerados diferentes biocombustíveis como: a biomassa, o bioetanol, o biodiesel e o biogás.
A cana-de açúcar é uma matéria-prima bastante utilizada no Brasil para a produção de biocombustíveis através da fermentação controlada, dando origem ao bioetanol. O bagaço da cana-de-açúcar é utilizado para a produção de biomassa, que pode ser queimada em usinas termelétricas.
3 – Bactérias produzindo biodiesel por meio de biologia sintética
O diesel é uma mistura de hidrocarbonetos de tamanhos e complexidades diferentes, derivado do fracionamento do petróleo. Uma parceria da Shell com a Universidade de Exeter (Inglaterra) gerou uma alternativa interessante para a produção de diesel. Utilizando biologia sintética e técnicas de biologia molecular, os pesquisadores introduziram genes de diferentes organismos capazes de codificar enzimas específicas e construir uma nova rota metabólica na bactéria Escherichia coli para produzir biodiesel.
4 – Células solares microbianas
A energia solar vem ganhando espaço significativo dentre as fontes de energias renováveis e já é utilizada na produção de energia por meio de dispositivos como os painéis solares fotovoltaicos utilizados, por exemplo, nos veículos espaciais.
Comentários
Postar um comentário