Tipos de Biotecnologia

Tipos de biotecnologia

A biotecnologia utiliza células vivas para desenvolver ou manipular produtos para fins específicos, como alimentos transgênicos. Portanto, a biotecnologia está ligada à engenharia genética e surgiu como disciplina no início do século XX na indústria alimentar, à qual foram posteriormente acrescentados outros sectores como a medicina ou o ambiente.

Atualmente, os cinco ramos em que se divide a biotecnologia moderna -humano, ambiental,industrial, animal e vegetal -ajudam-nos a combater a fome e as doenças, a produzir de forma mais segura, limpa e eficiente, a reduzir a nossa pegada ecológica e a poupar energia. O crescimento do investimento e do emprego neste setor tem sido exponencial nos últimos anos, refletindo o seu crescente impacto económico e a suaimportância para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica em todo o mundo.A biotecnologia e dividida por cores, que são as principais:

➢Branca: É o ramo que aplica a biotecnologia aos processosindustriais. O principal objetivo desta área é melhorar asustentabilidade e eficiência dos processos de produção. Podeser utilizado na produção de alimentos, biocombustíveis,cosméticos e até vacinas. O desenvolvimento da insulina, do

hormônio do crescimento, da identidade e diagnósticomolecular, das terapias genéticas e de vacinas como a dahepatite B são alguns dos destaques da biotecnologia e suacolaboração com a engenharia genética. Além disso, também éutilizado no diagnóstico de doenças devido à sua capacidade derealizar exames muito complexos em menor tempo e com menorcusto.

➢ Verde: A biotecnologia verde, um ramo da biotecnologiacentrado em aplicações agrícolas, desempenha um papel vital naresolução de desafios relacionados com a agriculturasustentável, a segurança alimentar e a conservação ambiental. Éutilizado por mais de 13 milhões de agricultores em todo omundo para controlar pragas, nutrir culturas e fortalecercontra microorganismos e eventos climáticos extremos, comosecas e geadas.

➢ Azul: É a utilização da rica biodiversidade plana dosoceanos para o desenvolvimento de novos produtos, geradoresde inovação. O que diferencia os organismos marinhos é oambiente inóspito que habitam. Além disso, é utilizadoprincipalmente para obtenção de biocombustíveis a partir dealgumas microalgas.

➢ Vermelho: É o ramo da saúde e responsável, segundo a Organização para Inovação Biotecnológica (BIO), pelo desenvolvimento de mais de 250 vacinas e medicamentos, como antibióticos, terapias regenerativas e produção de órgãos artificiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casos Especiais de Reprodução: Poliembrionia e Partenogênese

Organismos Geneticamente Modificados

Organelas Citoplasmáticas e suas funções